Não podemos deixar acabar as antiguidades

Isto é um sítio para recordar as nossas aldeias, antigas tradições e costumes. Adões, Barcouço, Cavaleiros, Ferraria, Grada, Pisão, Quinta Branca, Santa Luzia, Sargento-Mor, Rio Covo. Por favor enviem-nos fotos vídeos ou outras coisas relacionadas com as aldeias, escreva um pouco sobre o que coloca, e de qual aldeia .

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Leitão da Bairrada

Tradicionalmente o leitão é apresentado inteiro, numa travessa de porcelana com o comprimento necessário.

Antes de servir, e na presença de todos os comensais ou convidados, deve proceder-se à apresentação e verificação da boa assadura do leitão. O chefe de cozinha ou chefe de mesa procede à separação da cabeça do Leitão com um prato. Se a separação dos dois elementos for fácil, temos a confirmação que o leitão está bem assado.

Deve ser trinchado, com tesoura própria para o efeito (muitas vezes substituída pela vulgar tesoura de poda), em pedaços pequenos, devendo ser sempre colocado na travessa com a pele virada para cima, sem nunca sobrepor os pedaços, para que a gordura não altere a textura estaladiça da pele.

Na travessa deverão constar pedaços das três partes do leitão: cachaço, costelas e pernil, para assim poderem ser apreciados e conjugados os três sabores da carne.

Tradicionalmente deve ser acompanhado por batata cozida com a pele e salada de alface simples (na medida em que o seu tempero excessivo interferirá com o sabor do leitão).

É também usual acompanhar com laranja fatiada - o que, apesar de alterar o sabor desta iguaria, combina bem, já que tem um efeito adstringente.

Sem comentários: